O sonho do Sr. Fernando Vieira, realizado pela Academia dos Sonhos do Centro Social Paroquial dos Pousos, foi verdadeiramente marcante para o próprio, para todos os que participaram nesse momento, para os vizinhos dos prédios circundantes e foram muitos. Anteriormente ele expressou o desejo de estar junto da Banda cá da terra, aquando da festa dos Pousos, em maio. Mesmo que já não consiga tocar, desejou estar junto deles. Também já encomendou um bolo da festa a uma festeira que, de quando em vez, se encontra com ela pelos corredores da casa. E o bolo já se encontra encomendado. No entanto, a Academia dos Sonhos decidiu ir um pouco mais além, com acolhimento e entusiasmo imediato por parte da SAMP e tornar este desejo mais impactante, mais especial, mais personalizado, trazendo a Banda até a Instituição, onde o Sr. Fernando está institucionalizado, face à sua situação de saúde estar um pouco mais débil.
A chegada da Banda, em marcha, foi majestosa, pois estavam vestidos com traje de gala, acompanhados com o porte da bandeira, preparados para homenagear um homem que foi parte integrante por muitas décadas (desde os 5 anos como tantas vezes referiu). Essa honra prestada à história e ao legado do Sr. Fernando não só o deixou profundamente tocado, mas também iluminou o coração de todos os presentes, principalmente dos seus filhos que se juntaram a este momento.
A parte inicial, com música escolhida a preceito, foi dedicada ao Sr. Fernando e família, junto à porta principal da Instituição. O protagonista não cabia em si de alegria e ia proferindo: “não estava a contar nada com isto, estou emocionado, estou arrepiado”.
Foi saudado, individualmente, pelos membros da banda que fizeram parte de sua vida musical ao longo de tantos anos. Cada rosto conhecido, cada abraço caloroso, evocava memórias preciosas e que foram sendo partilhadas. E o sr. Fernando sorria e rematava essas boas memórias. A que mais gostou de contar, mete sempre a dinâmica dos foguetes e ri-se sempre.
A banda não apenas tocou para o Sr. Fernando, mas também estendeu sua generosidade para todos os residentes da casa e entraram porta (a)dentro, onde uma série de utentes os aguardavam.
E tocou-se, tocou-se muito, com músicas de festa e com músicas mais solenes. Além disso, surgiu um momento, igualmente especial, quando o Sr. Florindo, também residente na instituição, teve a oportunidade de se juntar ao Sr. Fernando e à Banda para tocar. Mesmo com o fôlego a dar tréguas e com poucos dentes (declarava o sr. Fernando) reviveram histórias e peripécias que os marcaram.
A presença dos mais jovens membros da banda também foi significativa, pois testemunharam exemplos inspiradores à sua frente. A experiência numa banda intergeracional educa, forma, capacita, não apenas e só para os talentos musicais, mas também para valores de dedicação, perseverança e fraternidade. Além de oferecer oportunidades para os músicos expressarem as suas artes, a SAMP desempenha um papel vital na vida cultural desta comunidade. A sua presença em eventos locais, festas e celebrações são momentos esperados com grande expectativa, reunindo pessoas de todas as idades para apreciar a música e fortalecer os laços comunitários.
E assim, tudo terminou com muita satisfação de todos, com um grande almoço de família e com uma mensagem gratificante por parte da Banda: “Muito obrigada pela receção e sobretudo pela forma como vocês CUIDAM dos nossos rapazes”.